No dia 08 de outubro de 2024, o SENAI “Luiz Pagliato” foi o local de realização do sexto e último curso “Caça Vazamentos Residenciais", uma iniciativa promovida pelo Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle de Perdas (PTTS CP). O curso é resultado de uma parceria estabelecida entre o entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), e promovida pelo OMI Consórcio que é responsável por planejar e implementar as ações do PTTS para o SAAE.
O objetivo do curso é de instrumentalizar os moradores da região do CRAS Nova Esperança, na Zona Oeste do município, em sua grande maioria, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos para a identificação e resolução de vazamentos em instalações residenciais.
Em colaboração com o CRAS Nova Esperança e contando com o apoio essencial dos responsáveis pelos equipamentos públicos da região, além da divulgação realizada pela Urbes nos terminais de ônibus e dentro dos coletivos que atendem a região, o OMI Consórcio coordenou a mobilização comunitária, divulgando a iniciativa, realizando as inscrições e registrando o evento.
A Escola SENAI "Luiz Pagliato", localizada no Jardim Santa Cecília, sediou o curso, que reuniu 11 mulheres e 16 homens, para além de 3 integrantes do OMI Consórcio. Conduzidos pelo professor do curso e já parceiro de atividades, o evento começou instruções gerais de conduta dentro das instalações do SENAI e com uma visita guiada, permitindo que os participantes conhecessem a estrutura da instituição, além de outras oportunidades de cursos oferecidos pela instituição.
A programação teve início com uma abordagem teórica, focada nos problemas mais recorrentes de vazamentos em ambientes residenciais. Foram discutidos métodos de identificação de vazamentos, as possíveis consequências de não corrigir tais problemas e as principais normas da construção civil, além de noções básicas sobre projetos hidráulicos.
Depois da distribuição de equipamentos de proteção individual, a parte prática ocorreu na área externa da escola, onde os participantes puderam observar a utilização de uma válvula pulsadora e de um pressurizador (ferramenta essencial para detectar vazamentos e eliminar ar acumulado no sistema hidráulico). Divididos em pequenos grupos, os alunos se revezaram e montaram sistemas de encanamento que foram testados e aprovados pelo instrutor, demonstrando a assimilação das técnicas compartilhadas pelo instrutor ao grupo. Durante esta etapa, também foram apresentados diversos tipos de materiais usados em encanamentos e ferramentas especializadas, como cortadores e lixas, essenciais para as conexões.
Ao longo do dia, os participantes contaram com a oferta de três refeições (café da manhã, almoço e um lanche no final da tarde), inclusas sem custo no pacote do curso, garantindo o conforto e bem-estar de todos.
Este curso não só capacitou este grupo de munícipes, como também trouxe uma maior conscientização sobre a importância de ações corretivas e preventivas em sistemas hidráulicos residenciais, promovendo a sustentabilidade e eficiência no uso da água em Sorocaba.
A seguir depoimentos dos participantes acerca do curso:
“Meu nome é Juceli, nós estamos fazendo um curso de caça vazamentos. Eu moro no Bairro Vila Carvalho. Estamos no projeto do SAAE e este curso é maravilhoso! Recomendo para todo mundo!”
(Juceli Cristina Rodrigues de Souza)
“Oi, gente, eu sou a Marluci (...). Estou aqui no SENAI fazendo um curso caça vazamento, com o projeto do SAAE. As meninas são maravilhosas, o professor maravilhoso! Olha, vem e confere também! Faz também o curso, gente!”
(Marluci Rita da Silva)
Registros fotográficos e em vídeo podem ser conferidos a seguir.
コメント