top of page

CRAS LARANJEIRAS

Dando prosseguimento ao ciclo de Rodas de Conversa intituladas “Saneamento básico: a influência na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida”, constituinte do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Controle e Redução de Perdas (PTTS CP), foi realizada uma atividade no dia 04/05/2023 no CRAS Laranjeiras, sob responsabilidade da equipe OMI Consórcio.

Chegando ao equipamento social, a equipe OMI Consórcio foi recebida pela coordenadora do CRAS e alguns funcionários que estavam chegando para trabalhar visto que o horário era próximo das 8h00.

Considerando-se que o início previsto para 9h00, a equipe responsável pela apresentação aproveitou para organizar o espaço destinado à atividade, um local semiaberto, para melhor conforto dos participantes. Após a organização do espaço, fez-se a montagem do painel expositivo “Que lixo é esse na rede?”, constituínte da Ação 2.1 do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Esgotamento Sanitário que apesar de ser um contrato que atende outras regiões do município, proporciona a instalação de painéis expositivos nos territórios pertencentes ao PTTS CP. Neste momento, observou-se a chegada de alguns participantes que se acomodaram nas cadeiras organizadas em forma de círculo.

Finalizada a montagem do painel, coletaram-se os nomes dos participantes por meio de uma lista de presença, totalizando cerca de 40 pessoas, especialmente adultos, beneficiários do Programa Cidadania na Mesa.

Antes do início da apresentação, a coordenadora do CRAS Laranjeiras explicou ao público presente sobre o Cartão Alimentação, visto que o grupo se encontra no primeiro mês de recebimento do benefício. Após as explicações, os representantes do OMI Consórcio se apresentaram e contextualizaram os PTTS CP e ES, visto que se tratava da primeira atividade junto a este público, interando o grupo sobre as obras que o SAAE vem exxecutando na cidade, a ação presente e próximas ações a serem realizadas junto ao CRAS.

Uma vez que o local não apresentava condições para apresentação em slides devido à claridade excessiva distribuiram-se, logo no início, folders da atividade para melhor acompanhamento sobre os assuntos a serem tratados, com resumos e ilustrações da temática. Iniciada a apresentação, abordou-se a importância do saneamento básico adequado para a população, o quanto a falta deste recurso pode interferir no trabalho, saúde, educação e cotidiano de todos. Exemplificaram-se os impactos de estar doente e não poder trabalhar ou ir para a escola, impactos na busca por emprego, e demais relações socioeconômicas quando se tem problemas com falta de saneamento. Foi feita uma contextualização sobre a situação de Sorocaba, que se encontra como um dos municípios que mais coleta e trata seu esgoto, mas que mesmo assim precisa de melhorias e trabalha para a expansão do saneamento básico no município. Por fim, comentou-se sobre uma série de doenças causadas pela falta de saneamento, juntamente aos seus vetores, e como a sociedade pode agir para auxiliar a combater estes problemas.

Com as explicações feitas, alguns questionamentos por parte da população foram levantados, abordando problemas encontrados em suas casas, como contas de água elevadas e trocas de equipamentos. Tais questões foram anotadas para posterior averiguação, e os participantes foram orientados a procurar as Centrais de Atendimento do SAAE, as Casas do Cidadão ou ainda o Fale com o SAAE.

Após estes esclarecimentos, foi mencionada a oportunidade de inscrição no curso Caça Vazamentos, previsto para ocorrer no dia 06/06/2023 no SENAI, com o público abrangente das regiões de alcance do CRAS Laranjeiras.

Finalmente, houve um momento de descontração para todos, com a oferta de lanches (mini salgados e refrigerantes). Neste momento, participantes que demonstraram interesse em participar do curso SENAI passaram seus dados para a equipe OMI Consórcio, reservando suas importantes vagas no evento. Além disso, foi aplicada a pesquisa de avaliação da atividade, evidenciando sua satisfação.

Alguns registros da atividade podem ser vistos a seguir.


Σχόλια


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page