top of page

CRAS NOVA ESPERANÇA

Dando sequência à série da primeira Roda de Conversa do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle de Perdas (PTTS CP), intitulada Saneamento básico: A influência na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida, no dia 10/01/2023 o evento ocorreu no espaço do CRAS Nova Esperança. Organizada e realizada pela equipe OMI Consórcio, a ação contou com a participação de 37 pessoas, com faixa etária adulta ou idosa, consistindo nos beneficiários do Programa Cartão Alimentação.

Ao chegar no local, a coordenadora do CRAS recebeu a equipe organizadora, que observou a presença de alguns participantes que já aguardavam pelo evento. Aguardou-se um determinado tempo para que todo o público chegasse, aproveitando-se para organizar a sala para a apresentação.

Conforme ao chegada dos participantes, seus dados foram coletados para registro e controle dos presentes, entre eles: nome do participante, telefone, e autorização ou não em relação aos seus direitos de imagem, visando futuras postagens do trabalho. Não houve necessidade de cuidados maiores em relação aos registros fotográficos.

Logo após, fez-se necessária a apresentação da equipe OMI, além da contextualização sobre o PTTS CP, abordando todas as instituições constituintes e suas colocações.

Com relação ao conteúdo da palestra, inicialmente explorou-se a relação do saneamento básico e a saúde, educação e economia. Abordaram-se os problemas ocasionados pela falta de saneamento, como por exemplo: a disseminação de vetores de doenças, os baixos índices de escolaridade por problemas de saúde das crianças, além das consequências na economia, principalmente no mercado de trabalho e autonomia em serviços.

Em seguida, explicaram-se as questões ambientais, como a os impactos provocados pelo despejo irregular de esgoto no solo e em recursos hídricos. Foram apresentados os riscos em geral para o ambiente, que podem ocasionar a morte de espécies da fauna e flora, além do quanto podem ser prejudiciais para o ser humano direta e indiretamente. Por fim, citaram-se as 10 principais doenças relacionadas à falta de saneamento básico, explicando as suas principais causas, formas de disseminação, sintomas e modos de prevenção.

Os conteúdos apresentados foram enriquecidos com a apresentação de vídeos explicativos em uma TV, auxiliando a compreensão por parte dos participantes. Eventuais dúvidas foram sanadas, havendo grande interesse por grande parte do público presente.

Feita a apresentação dos conteúdos, coletou-se o depoimento de uma participante que trabalha com coleta seletiva que mencionou a importância do evento e das informações passadas, para que todos possam ter acesso à informação de maneira qualificada.

Por fim, foi organizado um lanche para o grupo presente, contendo refrigerante e salgados, com um contato mais descontraído e informal entre todos, conversando sobre os mais diversos assuntos para além da do foco da atividade.

Alguns registros fotográficos do evento podem ser vistos a seguir.



ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page