top of page

Curso de Capacitação "Caça Vazamento Residencial"

Em parceria com o CRAS Laranjeiras e SENAI o SAAE ofertou à população residente na área de abrangência do CRAS o curso de aperfeiçoamento profissional no ramo de vazamentos residenciais.

Essa atividade tem como objetivo potencializar iniciativas de geração de trabalho e renda à população, por meio da oferta de curso de capacitação e qualificação na área hidráulica de maneira a detectar vazamentos de água em casas e apartamentos residenciais. Isso possibilita que o trabalhador autônomo realize prestação de serviços qualificada e resolva os problemas de vazamentos evitando a perda de água tratada e custos desnecessários gerados pelos vazamentos. Além disso, o profissional que participa do curso aumenta seu potencial de empregabilidade e geração de renda já que para planejar o curso o SAAE considerou o mercado potencial de Sorocaba.

Toda organização para a realização do curso foi realizada pelo OMI Consórcio, empresa que executa o conjunto de atividades previstas pelo Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Controle e Redução de Perdas (PTTS CP), contratada pelo SAAE, em razão das obras de controle de perdas e esgotamento sanitário que estão em execução em vários locais da cidade. O foco do Projeto de Trabalho Técnico Social é promover a participação de comunidades abrangidas pelas obras de maneira a realizar atividades de educação ambiental e geração de renda essencialmente. Essas atividades contam com ações de mobilização dos cidadãos, enfoque socioeducativo informativo e de capacitação, como forma de incentivar os munícipes aos temas socioambientais prioritários e repensar suas ações rotineiras no uso dos recursos naturais.

O curso foi realizado em 06 de junho de 2023, na Escola SENAI "Luiz Pagliato", no Jardim Santa Cecília, e teve duração de 09 horas, com atividades teóricas e práticas. De 42 interessados, 30 tiveram a vaga garantida e 12 ficaram em lista de espera. Destes, 19 participaram do curso, sendo 7 mulheres e 12 homens. A participação feminina representa e reforça que a quebra de qualquer estigma de que essa atividade é destinada exclusivamente para pessoas do sexo masculino.

Além dos professores do SENAI nesse encontro os participantes contaram com a presença de um representante da equipe de Telemetria do SAAE, convidado pela equipe OMI Consórcio para participar do curso. O representante do SAAE, compartilhou suas experiências de trabalho na área e apresentou aos participantes do curso o aparelho Geofone, um instrumento que serve para escutar ruídos na terra, utilizando-se da prospecção por meio do eco, para identificar vazamentos na rede hidráulica.

Os participantes mostraram-se interessados na atividade, e foi um momento importante onde puderam compartilhar suas experiências e dúvidas, destaque:


"Eu arrumei minha descarga, mesmo assim ela está pingando água na parte onde aperto, por que isso acontece?"

(Glaucia Ferreira de Melo)

"Quais são os tipos de vazamentos que existem?"

(Lourdes Aparecida Medeiros Padro)


Os participantes do curso puderam enriquecer seu conhecimento com conteúdo teóricos explicados de forma objetiva pelo professor do SENAI, Emerson da Silva Santos, como informações de produtos adequados para o trabalho de caça vazamentos, classificados pelos nomes e funcionalidades de cada produto, como tubos PVC da linha soldável, características técnicas como diâmetros disponíveis, pressão de serviço, linha roscável, registros e válvulas de descarga, entre outros.

Após a aula teórica, os alunos seguiram para tarefas práticas. Os participantes dividiram-se em grupos para a montagem de dois sistemas de tubulação que foram elaborados e devidamente testados para verificar algum possível vazamento. E para detectar vazamentos e tubulações instaladas aplicou-se o aparelho geofone.

O SENAI ofertou aos participantes do curso, café da manhã, almoço e lanche da tarde. O transporte foi garantido pelo OMI Consórcio. O curso foi inteiramente gratuito aos participantes.

Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.








ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page