O saneamento básico é fundamental para garantir a qualidade ambiental da cidade e contribui diretamente para a saúde e o bem-estar dos cidadãos, em especial os grupos mais vulneráveis como crianças e pessoas em idade madura. O Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle de Perdas (PTTS CP), realizado pelo SAAE Sorocaba e em parceria com secretarias municipais, realiza atividades em equipamentos públicos de Sorocaba, atividades em que a participação do público em faixa etária madura é predominante. O OMI Consórcio é a empresa especializada em trabalhos socioambientais contratado pelo SAAE para executar as atividades do PTTS.
O PTTS CP tem a educação ambiental aplicada a partir de métodos variados como uma ação ímpar às atividades socioeducativas propostas.
O OMI Consórcio organizou a atividade de educação ambiental, a partir da técnica de roda de conversa, destinada ao público que frequenta o Clube do Idoso, organização que se situa nas imediações do CRAS Sul Leste. A proposta foi estimular um diálogo frente a temática “Saneamento básico: A influência na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida”. Na organização do encontro a coordenação do Clube do Idoso apoiou nas ações de mobilização ao convidar o público atendido pela instituição para participarem da roda de conversa.
O encontro ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2023, pela manhã. No total estavam presentes seis pessoas que se inscreveram para participarem e dois representantes do SAAE. Foram entregues materiais adicionais logo no início da atividade (apostila sobre saneamento básico, folders do SAAE e o roteiro de perguntas da dinâmica executada), além de um kit composto por caneta e bloquinho de anotações.
Após as apresentações aplicou-se uma dinâmica interativa de perguntas e respostas. Para as perguntas a equipe social do OMI Consórcio considerou os questionamentos de consumo consciente promovidos pelo Instituto Akatu, sendo: “Por que comprar? Reflita se você realmente precisa comprar ou se está sendo levado por um impulso do momento. Antes, pense se você já não tem o suficiente ou se você pode, em vez de comprar, fazer uma troca, reutilizar ou pegar emprestado; O que comprar? Pense sobre quais características do produto atenderão à sua necessidade e leve em consideração os impactos associados ao produto na hora da seleção; Como comprar? É hora de pensar sobre as formas de pagamento e sobre a logística dessa compra. Como é melhor para você, comprar vista ou a prazo? Como vai buscar e levar as mercadorias, de forma a ter o menor impacto negativo possível? De quem comprar? Sempre que puder, acompanhe notícias de fontes confiáveis e tente descobrir informações sobre as empresas que fabricam e vendem o produto ou serviço: verifique se há cuidado no uso dos recursos naturais, se os funcionários são respeitados; Como usar? Quando você leva o produto para casa, é preciso dar uma vida longa a ele. Cuide para estender ao máximo a vida útil daquilo que você compra. Assim você evita os impactos associados à fabricação, o transporte e o descarte de outros produtos e; Como descartar? Aquilo que não tem mais utilidade para você pode ser reformado ou pode ser interessante para outra pessoa. Se isso não for mais possível, é preciso fazer um descarte adequado. Veja se o material pode ser encaminhado para a reciclagem ou se exige descarte especial.”
O término do encontro pode contar com um momento de diálogo descontraído sobre temas variados entre os presentes a partir da disponibilização de lances e refrigerantes para celebrar a participação dos inscritos.
Depois da atividade, a coordenadora do Clube do Idoso enviou um depoimento à equipe OMI Consórcio:
"Nós, do Clube ficamos muito felizes com a presença da equipe do consórcio OMI, quem em parceria com o SAAE sorocaba, através do projeto de educação ambiental, trouxe para nosso público informações importantes sobre saneamento básico, como pode influenciar na qualidade de vida dos nossos idosos e no meio ambiente.
Vale ressaltar que, o público foi participativo e será multiplicador da informação, uma vez que se faz necessário saber da importância do sistema; tratamento e distribuição da água potável e garantir o direito dos cidadãos a ter rede de esgoto em casa.
Esperamos que possamos ter novas parcerias para nossos idosos, considerando que, é um público que gosta de sempre estar bem-informado e atualizado.
Obrigada ☺️”
(Faiga Raíça de Lima Damian, coordenadora do Clube do Idoso)
Alguns registros da atividade podem ser vistos a seguir.
Comentarios