top of page

Excursão alunos 5º ano - EM Professora Norma Justa Dall'Ara

No dia 28/04/23, foi iniciada a Ação 3.1 do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle de Perdas (PTTS CP), em parceria com a Secretaria de Educação (SEDU), composta por 11 visitas às unidades do SAAE: Estação de Tratamento de Água – ETA Cerrado e Estação de Tratamento de Esgoto ETE Sorocaba 1, sendo consideradas 6 visitas no ano de 2023 e outras 5 em 2024.

Essas atividades objetivam envolver alunos da rede municipal de ensino, favorecendo o processo de vivência em educação sanitária e ambiental.

Em articulação com a SEDU em março/2023, e a fim de atender o público-alvo já previsto em Edital por alunos dos 5os anos do ensino fundamental de Sorocaba, sugeriu-se a Escola Municipal Professora Norma Justa Dall'Ara, localizada na Rua Profa. Eny Apparecida Garcia Chagas, 35, Jardim São Carvalho, área de abrangência do CRAS Vitória Régia, região com várias obras sendo realizadas pelo SAAE. Ao todo foram selecionados pela SEDU 6 turmas deste equipamento, sendo elas: 5° A, 5° B, 5° C, 5° D, 5° E e 5° F.

Ainda na fase de planejamento, o OMI Consórcio levantou junto à diretoria da escola restrições alimentares e de acessibilidade. Por sua vez, explicou à equipe da escola quais eram as orientações a serem observadas durante as atividades pelo responsáveis, professores e alunos. Importante frisar que, incentivando possíveis desdobramentos temáticos, todo o pacote de Ações previstas pelo PTTS CP e também pelo Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Esgotamento Sanitário (apresentações, apostilas e dinâmicas), foram compartilhados com a SEDU e com o corpo técnico da escola selacionada, a fim de que sejam replicados com o grupo discente.

A primeira turma a participar da atividade no dia 28/04, foi de alunos do 5° A. Ao chegarem na escola, os membros da equipe OMI Consórcio ficaram aguardando do lado externo a chegada da entrega dos lanches. Na sequência, a equipe OMI Consórcio caminhou para a escola onde se apresentaram para o vigia que estava supervisionando a escola e os dirigiu-se para a inspetora, que se apresentou e os conduziu à sala da turma que participaria da atividade. Logo em seguida conduziu a equipe para uma sala, onde poderiam aguardar a chegada dos alunos e organizar dos lanches. Uma primeira volta pela escola, e foi possível ver espaços bastante generosos às atividades dos alunos.

Voltando à sala do 5º A, a professora se apresentou à equipe OMI Consórcio e comentou que alguns alunos ainda estavam chegando; deste modo, ela foi distribuindo para cada aluno crachás com suas identificações.

Tanto os lanches enviados pela SEDU quanto os providenciados pelo OMI Consórico foram guardados no ônibus.

A equipe, retornando para a escola, recebeu mais alunos que haviam chegado e a professora auxiliar, que também participaria da excursão. Houve um pequeno momento de conversas com a supervisora da escola e da representante do SEDU, que acompanharia a atividade do dia.

Algumas informações importantes durante a excursão já haviam sido repassadas em sala de aula e, juntamente com a equipe do PTTS CP, todos se dirigiram para o ônibus. Apenas um aluno previsto não compareceu e foi ressaltado pela professora que ele não é muito assíduo na rotina escolar.

Foram repassados os alertas sobre manter os cadarços amarrados, afivelar os cintos e utilizar o álcool em gel. Após a higienização das mãos, foram distribuídos primeiramente os lanches da SEDU, juntamente com guardanapos providenciados pela equipe OMI Consórcio. Foi possível constatar que muitos alunos também haviam trazido de casa algum lanche, como doces e salgadinhos.

Seguindo a caminho para a ETA Cerrado por volta das 07h30, os alunos se mostraram empolgados o tempo todo, cantarolando e pedindo para utilizar o banheiro do ônibus, apenas por curiosidade, mesmo assim, houve a atenção necessária na circulação dentro do ônibus e no fechamento da porta do banheiro.

Chegando à ETA Cerrado por volta das 08:10h, o grupo foi recebido pela equipe de Educação Ambiental do SAAE, que estava organizando a apresentação e acomodando os visitantes. Alguns alunos aproveitaram para utilizar o banheiro e beber água.

No primeiro momento ocorreu a apresentação padrão sobre todo o sistema de tratamento de água de Sorocaba, abordando os processos e a importância da água e sua preservação. |Então, os responsáveis levaram os alunos para conhecer uma maquete da estação, complementando os processos envolvidos, seguindo posteriormente para visualizar processos do tratamento de água do local, e um dos laboratórios existentes. Durante este período os alunos se mostraram interessados fazendo alguns apontamentos e perguntas.

Finalizando a visita na ETA Cerrado, seguiu-se com os alunos para a ETE Sorocaba 1. Neste deslocamento, já com todos no ônibus, foram feitas as observações sobre segurança e higiene porque, em seguida, foi servida a segunda rodada de lanches, composta por guardanapo, suco, sanduiche de frios e alguns bombons, fornecidos pela equipe OMI Consórcio.

Chegando a ETE Sorocaba 1, os alunos foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental daquela unidade. Acomodados no auditório da estação, assistiram a uma apresentação sobre o sistema de tratamento de esgoto municipal, explicando brevemente sobre o histórico das estações de tratamento e alguns dados de Sorocaba referentes ao tratamento de esgoto.

Durante a apresentação muitos se mostraram atentos e interessados no assunto, algumas perguntas surgiram e foram esclarecidas pelos responsáveis. Por segurança, a equipe de Educação Ambiental da ETE deu preferência pela demonstração dos processos por meio de vídeos e não in loco, como acontece com visitantes mais velhos. A equipe responsável pelo PTTS CP concordou com a alternativa.

Após a finalização da apresentação, os alunos foram convidados a participar de uma caminhada pelas instalações para conhecer de longe alguns dos processos mencionados no auditório. Todos os cuidados de segurança para com os alunos foram tomados, orientando por onde circular e aonde não ir, atentando-se às limitações de cada criança presente.

Ressalta-se que foi sugerido por um dos membros da equipe do SAAE, a subida dos alunos através de escadas para acessar um dos equipamentos que compõem o sistema de tratamento. Porém, a equipe OMI Consórcio retomou a própria sugestão de segurança feita em auditório, considerando o comportamento agitado do grupo, natural da faixa etária.

Com a finalização da atividade, os alunos encaminharam-se para o ônibus para retornarem à Escola Municipal Professora Norma Justa Dall'Ara. Repetiram-se as orientações de segurança e foi realizado novamente a higienização das mãos. Durante o retorno, foi realizada a pesquisa de avaliação da atividade e a gravação de alguns depoimentos sobre a visita.

Os alunos chegaram na escola por volta de 12h00, onde seus responsáveis estavam aguardando. Ao todo, estiveram presentes 28 alunos, 2 professoras e 1 representante do SEDU.

Alguns registros da atividade podem ser vistos nas fotografias e vídeos a seguir.














ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page