top of page

Excursão alunos 5º ano - EM Professora Norma Justa Dall'Ara

Dando prosseguimento à Ação 3.1 do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle de Perdas (PTTS CP), com alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Norma Justa Dall'Ara, no dia 03/05/23, a equipe OMI Consórcio conduziu o 5ºC à Estação de Tratamento de Água ETA Cerrado e à Estação de Tratamento de Esgotos ETE Sorocaba 1.

Assim que chegaram à escola, os integrantes do OMI Consórcio encontraram com a representante da Secretaria da Educação (SEDU) que acompanharia a excursão. Logo em seguida, por volta de 12h50, chegaram os lanches encomendados pela equipe OMI Consórcio. Assim como no primeiro dia da atividade com a escola, e de acordo com o combindo na fase de planejamento da atividade, a SEDU também disponibilizou lanches para os alunos.

Os responsáveis pelo PTTS CP se dirigiram à sala de aula acompanhados pela representante SEDU e uma inspetora de alunos, aguardando a chegada da professora responsável e dos alunos inscritos na atividade. Na sala de aula, já estavam organizados crachás personalizados com o nome da escola, aluno e professora, que seriam entregues para a devida identificação de cada criança.

Mesmo com o ônibus reservado para a excursão já estacionado nas imediações e com os lanches organizados no veículo, o grupo ainda aguardou mais alguns minutos além do combinado para a chegada de alguns alunos que ainda não estavam presentes. Após sua chegada, foi feita uma chamada para confirmação do grupo. Tudo organizado, o grupo pode partir com destino à ETA Cerrado por volta de 13h40, cerca de 30 minutos em atraso em relação ao previsto. No total, 26 alunos participaram das visitas, não sendo atingida a totalidade da sala por falta de autorização dos pais.

No percurso para a ETA Cerrado, e depois da devida higienização das mãos, o primeiro lanche foi entregue aos alunos, sendo composto por sanduiche de pão, queijo e presunto, acompanhado de suco de caixinha. Na sequência, a equipe do PTTS CP se apresentou, explicou os objetivos da atividade e passou algumas orientações de segurança aos participantes, como manter o cinto de segurança afivelado, não correr nos locais de visita, manter os cadarços amarrados e ir ao banheiro do ônibus de forma ordenada.

Chegando à ETA Cerrado, por volta de 14h30, a equipe de Educação Ambiental do local aguardava os participantes e os conduziu, acomodando o grupo no auditório da ETA e onde puderam assistir a uma apresentação por parte dos represnetantes do SAAE sobre a importância da água, sua distribuição no planeta e como ela tem sido desperdiçada em inúmeras atividades humanas. Também foi comentado sobre o processo de tratamento de água no muicípio, além de um breve histórico das estações de tratamento de Sorocaba.

Após a apresentação, os alunos foram levados pelos representantes do SAAE, para visualizarem uma maquete da unidade onde estavam, quando explicações complementares sobre os processos de tratamento foram abordadas. Em seguida, os alunos foram convidados a conhecer laboratórios de análises químicas e físicas, além de alguns dos processos de tratamento.

Finalizada a primeira etapa da excursão, os alunos se despediram da equipe anfitriã e voltaram para o ônibus, seguindo a caminho da ETE Sorocaba 1. Neste percurso, o segundo lanche da atividade foi entregue para as crianças, desta vez constituído de um lanche de pão, queijo e presunto, suco de caixinha e bombom. Algumas orientações de segurança foram reforçadas, deixando claro ao grupo os cuidados no local seguinte de visitação.

Na ETE Sorocaba 1, os alunos foram acomodados no auditório e recebidos pela equipe de Educação Ambiental, que apresentou principais os conceitos do saneamento no município e programas desenvolvidos pela autarquia nos últimos anos, como por exemplo o programa de despoluição do Rio Sorocaba. Além destes tópicos, foram focados os processos de tratamento de esgoto da estação, detalhando ao máximo cada etapa existente e apresentando um vídeo ao grupo de instalações que não poderima ser vistas de perto pelas crianças por questões de segurança.

Após a apresentação, os alunos circularam na parte térrea da estação, sendo organizados em filas e mantendo-se próximos, com os adultos em volta para que a segurança de todos fosse mantida. Explicações complementares foram realizadas por uma das representantes do SAAE, com os alunos muito animados e um pouco agitados, contagiados pela alegria em ver de perto alguns dos processos apresentados em auditório.

Ao fim da segunda etapa da excursão, os alunos se ajeitaram no ônibus, e retornaram para a escola, trajeto no qual alguns depoimentos dos alunos foram coletados demonstrando a felicidade em participar da atividade, os novos aprendizados adquiridos e experiências vividas.

Um pouco antes das 17h00 o ônibus chegou na frente à escola, mantendo o cronograma de retorno mesmo com o atraso inicial. Os alunos seguiram para a sala de aula onde aguardariam o horário de saída.

Renovaram-se os agradecimentos por parte dos alunos, professora e responsável da SEDU, o que reforça o sucesso na realização da ação.










ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page