top of page

Excursão alunos 5º ano - EM Professora Norma Justa Dall'Ara

Na terceira atividade da Ação 3.1 do Projeto de Trabalho Técnico Sociambiental – Controle de Perdas (PTTS CP), no dia 08/05/23 os alunos do 5ºE da Escola Municipal Professora Norma Justa Dall'Ara foram conhecer a Estação de Tratamento de Água ETA Cerrado e a Estação de Tratamento de Esgotos ETE Sorocaba 1

Chegando à escola, os responsáveis do OMI Consórcio encontraram a professora responsável pela turma, a supervisora da escola e a representante da SEDU que acompanharia a excursão.

Tanto os lanches encomendados pela equipe OMI Consórcio quanto os fornecidos pela SEDU já se encontravam na sala de aula, local onde, aos poucos, os alunos foram chegando e colocando seus crachás com identificação. Aos poucos a sala foi se enchendo. Alguns alunos que costumam ir de transporte público para a escola estavam atrasados, mas este fato não interferiu no horário estabelecido para saída.

Como prática da escola, foi realizada uma chamada e a equipe OMI Consórcio apresentou os objetivos da atividade do dia; algumas informações foram compartilhadas e alguns combinados foram feitos (como tomar cuidado ao descer do ônibus, manter o calçado bem amarrado, não correr nem gritar nas estações).

O ônibus fretado para a atividade partiu para a ETA Cerrado por volta de 13h20. No total, 18 alunos participaram das visitas, havendo algumas ausências por falta de autorização dos pais. Já neste primeiro trecho do passeio, os lanches fornecidos pela SEDU foram entregues aos alunos (pão com manteiga, acompanhado de suco de caixinha e uma maçã). Além disso, os alunos também levaram seus próprios lanches de casa e comeram dentro do ônibus durante o percurso.

Ao chegar na ETA Cerrado, por volta de 14h10, a equipe de Educação Ambiental do local aguardava os participantes para acomodá-los no auditório. Lá foi feita uma apresentação sobre a importância da água, sua distribuição no planeta e como há desperdício em inúmeras atividades humanas. Também foi comentado sobre o processo de tratamento de água realizado na estação, além de um breve histórico do abastecimento no município.

Após a apresentação, os alunos foram levados pelos representantes da ETA para visualizarem uma maquete da estação de tratamento, onde explicações complementares sobre os processos de tratamento foram feitas. Em seguida, os alunos foram convidados a realizar um passeio pelas instalações da estação, onde puderam observar laboratórios de análises químicas e físicas, além de alguns dos processos iniciais de tratamento.

Foi feita uma divisão em que os dois grupos alternavam as visitas no laboratório e outro na área onde ficam instalados os equipamentos dos processos iniciais de tratamento de água. Essa divisão foi determinada pela equipe de Educação Ambiental, visando uma maior percepção e participação de todos.

Voltando ao ônibus, o grupo seguiu para a ETE Sorocaba 1. Algumas orientações de segurança foram reforçadas, deixando claro ao grupo o que era permitido ou não na Estação de Tratamento de Esgoto. Lá os alunos foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental da ETE, que apresentou os principais conceitos do saneamento ambiental em Sorocaba e programas desenvolvidos pelo SAAE nos últimos anos, como por exemplo o programa de despoluição do Rio Sorocaba.

Para uma maior visibilidade do processo e por questões de segurança, foi passado um vídeo detalhado sobre todo o processo de tratamento de esgoto que acontece na ETE Sorocaba 1, evitando a circulação muito próxima aos equipamentos já que o grupo era muito jovem.

Os alunos foram organizados em filas com os adultos em volta para que o controle de todos fosse mantido. Explicações complementares foram realizadas por uma das representantes da equipe de Educação Ambiental do SAAE com os alunos muito animados e um pouco agitados, contagiados pela alegria em ver de perto alguns dos processos apresentados em auditório.

Ao fim da segunda etapa da excursão, os alunos foram ao banheiro e retornaram ao ônibus, agradecendo a equipe da ETE Sorocaba 1por todas as explicações feitas. Aproveitando a oportunidade, os responsáveis do PTTS CP, assim como na ETA Cerrado, agradeceram por todo apoio da equipe de Educação Ambiental da estação.

Durante o retorno para a escola, o segundo lanche da atividade foi entregue para as crianças, desta vez constituída de um lanche de pão, muçarela e presunto, suco de caixinha e bombom. Um lanche foi feito de forma bastante criteriosa e individual pela equipe OMI Consócio, pois uma das alunas presentes possui restrição alimentar (sendo necessária uma alimentação hipocalórica). Desta forma a aluna recebeu um lanche separado, com pão, muçarela e presunto, suco de maçã sem açúcar e sem conservantes.

No retorno para a escola, os já corriqueiros depoimentos de alguns alunos foram coletados pela equipe OMI Consórcio, momento no qual enfatizam novos aprendizados e experiências vividas. Chegando ao destino por volta das 17h10, os alunos foram imediatamente para a sala de aula para aguardar o horário de saída. Houve alguns agradecimentos por parte da professora, alunos e representante da SEDU.

Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.




















ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page