top of page

Excursão alunos 5º ano - EM Professora Norma Justa Dall'Ara

Com a participação a turma do 5° B do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Norma Justa Dall'Ara, foi dada sequência às atividades previstas no Projeto de Trabalho Técnico Socioamental – Controle de Perdas (PTTS CP). Assim, na manhã de 12/05/23, a equipe OMI Consórcio conduziu a quinta turma desta mesma escola para conhecer a Estação de Tratamento de Água ETA Cerrado e a Estação de Tratamento de Esgotos ETE Sorocaba 1.

Ao chegar na escola, a equipe responsável pelo PTTS CP recebeu os lanches encomendados e seguiu para a sala de aula, sendo recebidos pela professora, pela auxiliar educacional e, na sequência, encontrando a representante da Secretaria da Educação (SEDU). A equipe OMI Consórcio se apresentou e todos ficaram aguardando a chegada dos alunos.

Conforme os alunos iam chegando, iam se acomodando na sala de aula e, assim que todos estavam presentes, foram feitas uma chamada e a apresentação da equipe, além de distribuídos os crachás de identificação. Informações sobre cuidado com a locomoção dentro dos locais de visita e cadarços sempre amarrados foram dadas. De forma organizada, os alunos caminharam até o ônibus e se acomodaram. O uso do cinto de segurança foi cobrado, cadarços repassados e orientações sobre a alimentação foram dadas.

Saíram com destino à ETA Cerrado, por volta de 7h30 num grupo que totalizava 24 alunos, uma professora, uma auxiliar educacional e a representante SEDU. Durante este percurso, o primeiro lanche, providenciado pela SEDU e composto por pão com manteiga, acompanhado de suco de caixinha e uma maçã. Alguns alunos também levaram seus próprios lanches, como salgadinhos, bolachas e doces, e comeram dentro do ônibus, como combinado.

A chegada foi por volta de 8h10 e a recepção ficou à cargo da equipe de Educação Ambiental do local. Curiosos e animados com a atividade, os alunos foram acomodados no auditório.

No início da apresentação, como de costume, foram abordadas a importância da água, sua distribuição no planeta e como ela tem sido desperdiçada em inúmeras atividades humanas. Os alunos foram participativos, mostrando interesse no assunto. Também foi comentado sobre todo o processo de tratamento de água da estação, desde a chegada da água até a distribuição para a população, o que foi clareado com a observação da maquete da estação de tratamento. Em seguida, os alunos foram convidados a realizar um passeio pelas instalações da estação, e conheceram os laboratórios de análises químicas e físicas, além de alguns dos processos iniciais de tratamento.

Neste dia de atividade não foi realizado a divisão dos grupos, por vezes feita, porque justamente naquele momento de visita, um dos tanques de tratamento de água seria limpo e seria interessante todos os alunos assistirem essa etapa ao vivo. O responsável técnico que estava realizando a limpeza explicou como acontece o processo.

Com a finalização da atividade na ETA Cerrado, os alunos se despediram da equipe e voltaram para o ônibus, seguindo para segunda etapa da visita, a ETE Sorocaba 1. Novamente foram reforçadas as orientações sobre o uso cinto de segurança, checagem dos cadarços e de não comer dentro da Estação de Tratamento de Esgoto.

Neste deslocamento foi distribuído o segundo lanche da atividade para as crianças, (lanche de pão, muçarela e presunto, suco de caixinha e bombom), fornecida pela equipe OMI Consórcio. Havia sido informado que estaria nesta turma um aluno com restrição alimentar e seu lanche foi preparado à parte, entretanto ele não havia comparecido.

Ao chegarem na ETE Sorocaba 1, a equipe de Educação Ambiental já aguardava os alunos e em seguida os acomodou no auditório do local, onde conceitos sobre o saneamento ambiental de Sorocaba e sistema de tratamento de esgoto do local foram explciados.

Finalizando a apresentação e para garantir a segurança das crianças, foi passado um vídeo detalhado do processo de tratamento de esgoto, desde a sua chegada na estação até o retorno para o rio Sorocaba de forma tratada.

Logo em seguida, os alunos foram convidados a passear pelas instalações, conhecer os equipamentos de longe, e para isto foram organizados em filas e próximos, com os adultos em volta para que a atenção necessária fosse dada. Os alunos estavam empolgados neste momento, se mostravam eufóricos e curiosos com a dimensão das estruturas e equipamentos.

Com o fim da atividade, muitos alunos solicitaram a ida ao banheiro, após isso, retornaram ao ônibus, agradecendo a equipe da ETE por todas as explicações. No percurso de retorno à escola, alguns foram cantando, mostrando o quanto estava se divertindo. A pesquisa de avaliação da atividade foi feita e alguns depoimentos dos alunos foram coletados pela equipe OMI Consórcio.

Pouco depois das 11h00, chegando à escola, os alunos caminharam até a sala de aula, para aguardar o horário de saída. A equipe OMI Consórcio se despediu da turma e agradeceu pela participação. Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.














ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page