top of page

Excursão alunos 5º ano - EM Professora Norma Justa Dall'Ara

Finalizando o ciclo de 2023 da Ação 3.1, planejado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEDU), na série de visitas à Estação de Tratamento de Água ETA Cerrado e à Estação de Tratamento de Esgotos ETE Sorocaba, em 15/05/23, a equipe OMI Consórcio conduziu a última turma (5ºD) para conhecer os equipamentos do SAAE.

Ao chegar na escola, a equipe OMI Consócio aguardou a entrega dos lanches encomendados para o dia. Na sequência, a equipe se apresentou para a professora da turma, encontrou a representante da SEDU e organizou os lanches no ônibus. Aos poucos foram chegando os alunos, realizada uma chamada e distribuídos os crachás de identificação.

Neste grupo, uma situação peculiar vale nota. Uma das alunas presentes, como compartilhado pela diretoria à época do planejamento das ações e já sabido pela equipe do PTTS CP, é uma criança PCD e pode participar da excursão com o auxílio de sua cuidadora de apoio porém, num primeiro momento, não havia levado autorização. A escola então solicitou alguns minutos à equipe OMI Consócio, para poder ir até a casa da aluna e colher a autorização com os responsáveis, tempo que não interferiu no horário da atividade. Para o transporte adequado, digno e seguro desta aluna, havia sido especificado um ônibus adaptado, e seu acesso contou com apoio e experiência do motorista contratado.

No ônibus, foram passadas informações sanitárias e de segurança ao grupo. Assim, o grupo composto por 26 alunos, uma professora, uma cuidadora responsável pelo apoio da aluna PDC e a representante da SEDU pode partir, com destino à ETA Cerrado, por volta de 13h30.

Durante esse percurso, o primeiro lanche foi entregue aos alunos, sendo o da SEDU, composto por pão com manteiga, acompanhado de suco de caixinha e uma maçã. Alguns alunos também levaram seus próprios lanches, como salgadinhos, bolachas e doces, e foram orientados a comer apenas dentro do ônibus.

Por volta de 14h00 os alunos chegaram à ETA Cerrado e foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental do local, curiosos e animados com a atividade que os aguardava. Auxiliados pela equipe de Educação Ambiental, os alunos foram acomodados no auditório da ETA. O processo de desembarque da aluna PCD ocorreu da mesma forma cuidadosa e com manejo efetuado adequadamente pelo motorista.

A importância da água, sua distribuição no planeta e como ela tem sido desperdiçada em inúmeras atividades humanas foram alguns dos temas abordados. Os alunos foram participativos, mostrando-se interessados no assunto. Também foi comentado sobre todo o processo de tratamento de água da estação, desde a chegada até a distribuição para a população, informações que foram complementadas na observação da maquete da estação de tratamento.

Convidados a realizar um passeio pelas instalações da estação, o grupo pode observar laboratórios de análises químicas e físicas, além de alguns dos processos iniciais de tratamento. Nesta etapa da visita, foi proposta uma forma alternativa para que a aluna PCD fosse incluída no processo. Assim, a equipe de Educação Ambiental passou um vídeo para que ela conhecesse o processo de tratamento de água na estação. Além disto, uma chamada de vídeo foi feita entre os integrantes da equipe OMI Consócio (um acompanhando o grupo com as crianças e o outro mostrando à garota, de dentro do auditório, o que estavam visualizando).

Com a finalização da atividade na ETA Cerrado, os alunos se despediram da equipe e voltaram para o ônibus, seguindo para segunda etapa da visita. Todos acomodados no veículo, foram reforçadas as orientações feitas anteriormente.

No percurso para a ETE Sorocaba 1, foi distribuído o segundo lanche da atividade para as crianças, desta vez constituída de um lanche de pão, muçarela e presunto, suco de caixinha e bombom, fornecidos pela equipe OMI Consórcio. Neste dia de atividade, não havia nenhum aluno com restrição alimentar.

Ao chegarem na ETE Sorocaba 1, a equipe de Educação Ambiental da ETE já aguardava os alunos e em seguida os acomodou no auditório do local onde, como de rotina, foram apresentados os conceitos do saneamento ambiental, a situação de Sorocaba, e como funciona o sistema de tratamento de esgoto do local. Os alunos se mostravam agitados e interessados pelo processo, algumas dúvidas surgiram, inclusive pela professora da turma. Todas foram devidamente esclarecidas pela equipe de Educação Ambiental. Na sequência da apresentação, foi passado um vídeo do processo de tratamento de esgoto, desde a sua chegada na estação até o retorno para o rio Sorocaba de forma tratada.

Por fim, os alunos foram convidados a conhecer os equipamentos e instalações durante um passeio pelas áreas livres do equipamento. O local não dificultou na locomoção da aluna PCD, que seguiu no percurso com o apoio da cuidadora. Os alunos estavam empolgados neste momento, se mostravam eufóricos e curiosos com a dimensão e com a estrutura do local. Com o auxílio da equipe de Educação Ambiental da ETE, explicações complementares foram sendo feitas.

Com o fim da atividade, os alunos foram para o ônibus e, com o auxílio exclusivo do motorista, a aluna PCD foi posicionada. Com a tecnologia e a adaptação do ônibus todo percurso da aluna aconteceu de forma digna.

A equipe OMI Consórcio agradeceu a equipe da ETE por todas as explicações realizadas e partiu para a escola. No retorno os alunos se mostravam eufóricos, alguns alunos foram cantando, mostrando o quanto estava se divertindo. Neste momento, foi aplicada a pesquisa de avaliação da atividade e alguns depoimentos dos alunos foram coletados pela equipe OMI Consórcio.

Ao chegarem na escola por volta de 17h10, os alunos caminharam até a sala de aula, onde ficaram aguardando o horário de saída. Diante disto, a equipe OMI Consórcio se despediu dos alunos e os agradeceu pala participação ativa na atividade, também agradeceram a professora, representante da Secretaria da Educação (SEDU) e a coordenadora, que sempre esteve presente na recepção da equipe na escola, enfatizando o sucesso da parceria entre escola, SEDU, comunidade e o PTTS CP.

Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.











ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page