top of page

Parceria entre SAAE e SENAI Capacita Profissionais para “Caça Vazamentos Residenciais”

No dia 18 de outubro de 2023, ocorreu nas instalações da Escola SENAI “Luiz Pagliato” mais uma edição do curso “Caça Vazamentos Residenciais”, desta vez com participação do público residente na área de abrangência do CRAS Vila Helena, equipamento socioassistencial parceiro que auxiliou a equipe OMI Consórcio na divulgação do curso.

Com o objetivo de impulsionar iniciativas de geração de emprego e renda para a comunidade, a oferta deste curso visa a capacitação de novos profissionais no campo da hidráulica, especificamente para a detecção de vazamentos de água em residências, incluindo casas e apartamentos. Dessa forma, os trabalhadores autônomos podem oferecer serviços qualificados para resolver problemas de vazamentos, contribuindo para a economia de água tratada e redução de custos desnecessários. Além disso, os profissionais que participam do curso aumentam suas chances de empregabilidade e geração de renda, uma vez que o planejamento do curso levou em consideração a demanda do mercado em Sorocaba.

A organização para a realização do curso foi de responsabilidade do OMI Consórcio, que executa ao longo de mais de um ano as atividades previstas pelo Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle e Redução de Perdas (PTTS CP), contratada pelo SAAE, em razão das obras de controle de perdas e esgotamento sanitário que estão em execução no município de Sorocaba.

Tendo 8 horas de duração, o curso contou com 14 participantes, sendo dois deles colaboradores do SAAE Sorocaba, e dois representantes da empresa de caça vazamento Yamatec que, por meio de uma parceria com a equipe OMI Consórcio, se disponibilizaram para estarem presentes no evento. A participação da empresa Yamatec foi relevante, uma vez que auxiliaram em detalhar conceitos teóricos e relacionarem com as práticas a respeito do geofone, aparelho utilizado para a identificação de vazamentos residenciais por meio de ruídos.

Após as explicações teóricas sobre o funcionamento do geofone e uma apresentação com conceitos gerais sobre vazamentos e métodos de identificação, ministrados pelo professor do SENAI encarregado da atividade, o público foi convidado a colocar em prática o que aprendeu. Os presentes testaram o funcionamento do aparelho de detecção de vazamentos e montaram um sistema de conexão de tubos de PVC, aplicando técnicas de corte, lixamento, limpeza e colagem dos materiais, demonstradas perfeitamente pelo professor. Depois de montar os sistemas, foram realizados testes para verificar se havia vazamentos, garantindo a qualidade do trabalho. Dessa forma, os participantes não apenas aprenderam a identificar vazamentos, mas também como realizar intervenções eficazes em tubulações comprometidas, garantindo que o trabalho seja realizado da maneira mais efetiva possível.

Vale destacar que durante o curso houve a entrega de uma apostila com o conteúdo teórico, além da disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual, dados pelo SAAE aos participantes

Todos os presentes puderam fazer suas três refeições, servidas ao longo do dia gratuitamente (café da manhã, almoço e pausa para um café).

O público demonstrou satisfação com os conhecimentos adquiridos, como evidenciado pelos comentários a seguir:

“Gostei muito do curso, foi um dia de muito aprendizado que valeu a pena!”

(Sidney do Carmo da Silva)


“É muito importante este curso para inclusive podemos nos virar em casa, principalmente a gente que mora sozinha e precisa deixar tudo em ordem.”

(Ariana Resende Rodrigues)


“É sempre importante termos mais profissionais deste ramo no mercado de trabalho, principalmente pela pouca mão de obra qualificada disponível. Ter o curso gratuito à população é uma iniciativa que pode fazer toda a diferença.”

(Émerson, professor do SENAI responsável pelo treinamento)


Os registros fotográficos e depoimento da atividade podem ser vistos a seguir.




ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page