No dia 13 de março de 2024, ocorreu o quarto curso de "Detecção/Caça de Vazamentos" em Sorocaba, promovido pelo Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle de Perdas (PTTS CP), por meio da parceria entre SAAE e o SENAI.
Nesta oportunidade, o foco foi nos cidadãos residentes na região do Bairro Vitória Régia. Para mobilizar as pessoas, o OMI Consórcio (empresa contratada pelo SAAE para implantar as atividades do PTTS CP) contou com apoio da coordenação do CRAS Vitória Régia que realizou toda a divulgação local. A mobilização teve início no final de janeiro, com a distribuição de cartazes nessa região da cidade. Outra parceria foi com a Urbes, que se responsabilizou por afixar cartazes nos terminais de ônibus e dentro dos veículos que atendem esta região.
O curso foi realizado na Escola SENAI "Luiz Pagliato", no Jardim Santa Cecília, e contou com a participação de 23 inscritos, sendo que nesse grupo havia inclusive alguns funcionários do SAAE Sorocaba. Embora a mobilização tenha se concentrado na região mencionada, muitos participantes vieram de diversos bairros do município, uma vez que o SAAE também realizou campanhas de divulgação do curso.
Antes do início das atividades do dia, os participantes visitaram as instalações do SENAI e conheceram outros cursos ofertados pela instituição.
Incialmente o curso teve uma abordagem teórica onde foram abordados os problemas mais comuns relacionados a vazamentos residenciais, suas técnicas de identificação, consequências e as normas estabelecidas para a construção civil e projetos hidráulicos.
Vale destacar que os colaboradores do SAAE que se inscreveram neste curso apresentavam o conhecimento empírico pelas suas práticas profissionais, e assim interagiram sempre relacionando a prática com os conceitos apresentados. Isso promoveu debates e diálogos muito interessantes ao processo de aprendizagem de todos os inscritos.
Além disso, foram abordados temas relacionados a hidrômetros e seu funcionamento, incluindo exemplos de possíveis vazamentos pelo equipamento.
Após as explicações teóricas, os participantes foram conduzidos à área externa da sala, onde puderam observar o vazamento em um sistema de encanamento fechado, utilizando-se de um pressurizador, um equipamento projetado para identificar vazamentos e remover o ar do sistema. Neste momento, foram apresentados diferentes materiais utilizados em encanamentos, cada um com uma aplicação específica, assim como ferramentas para o corte de cada material, técnicas de lixamento e conexão entre as tubulações.
Os participantes foram divididos em grupos para a montagem de dois sistemas, os quais foram elaborados e devidamente testados, não apresentando nenhum vazamento, sendo aprovados pelo instrutor. A satisfação dos participantes com os resultados demonstrou a compreensão dos processos explicados.
Aos participantes foram servidas três refeições durante o período do curso, sendo o de café da manhã, almoço e lanche, sem nenhum tipo de custo.
A seguir, um depoimento sobre a avaliação do curso manifestadas por alguns participantes.
“Eu gostei muito curso, eu vou praticar em casa e estou administrando o meu próprio negócio de prestação de serviço. Eu agradeço muito ao CRAS, ao SAAE e ao SENAI pela oportunidade”
- Cristina de Almeida
Alguns registros do curso podem ser observados a seguir.
Comentários