top of page

RODA DE CONVERSA ESTIMULA O PÚBLICO PARA REFLETIR SOBRE QUESTÕES DOABASTECIMENTO DE ÁGUA

No dia 8 de novembro de 2023, as instalações do CRAS Laranjeiras foram palco de uma iniciativa no âmbito do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental de Controle e Redução de Perdas (PTTS CP). A continuação da série de Rodas de Conversa focadas no "Sistema de Abastecimento de Água" reuniu 30 pessoas, beneficiárias do Programa Social Cartão Alimentação. 


O evento destacou-se com a presença especial de dois representantes do Setor de Hidrometria do SAAE, que conduziram uma explanação prática sobre o funcionamento dos hidrômetros em uma base de testes. Esse momento não apenas esclareceu dúvidas, mas também permitiu aos participantes compreender as comparações e particularidades desses dispositivos. 


Antes da demonstração prática, um analista ambiental da equipe OMI Consórcio guiou os presentes por explicações abrangentes dos conceitos fundamentais relacionados ao sistema de abastecimento de água. A importância das ações individuais no combate ao desperdício de água foi enfatizada, contribuindo para sensibilizar os munícipes presentes. 


Para apoiar o engajamento do público foram distribuídos materiais informativos, facilitando a compreensão e o acompanhamento da atividade. Além da conscientização ambiental, a iniciativa visou incentivar práticas que não apenas protegem o recurso natural valioso, mas também resultam em economia nas despesas mensais dos participantes. 


Ao questionar os presentes, algumas participantes compartilharam práticas de economia de água, destacando o impacto positivo dessas ações no cotidiano. Essas experiências pessoais sublinharam a relevância de eventos educativos como esse na promoção de mudanças positivas no comportamento em relação ao uso da água. 

A seguir estão depoimentos dos participantes. 


“Na minha casa eu reaproveito a água da máquina para lavar o quintal e a calçada. Também verifico vazamentos, e quando tem ou desligo o registro durante a noite, ou coloco um balde de água para reaproveitar a água no outro dia.” 

(Tereza O. Ferreira) 


“Eu sempre reaproveito a água da chuva, guardo em um tambor para usar depois. Faz muita diferença na conta de água.” 

(Maria das Graças Ferreira Araújo) 


“Foi muito boa a atividade, agradeço muito a equipe toda de hoje.” 

(Tereza O. Ferreira) 


“Adorei a palestra, precisamos sempre de aprendizados novos. Tenho mais de 60 anos e nunca deixo de buscar mais aprendizado, e isso ajuda muito. Parabéns e muito obrigado!” 

(Maria Tereza B. Silveira) 


“É sempre bom saber um pouco mais daquilo que temos dúvida. É uma coisa fácil de saber, mas muitas vezes não temos essa oportunidade.” 

(Osnir Rodrigues Santos) 


Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir. 










ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page