Trecho: Atividade contou com a presença de representantes do setor de hidrometria do SAAE Sorocaba
Compreender o trajeto da água tratada até as casas e os impactos de seu desperdício é essencial para promover uma reflexão sobre a proteção desse recurso. A conscientização sobre o funcionamento dos hidrômetros desempenha um papel importante, pois muitas dúvidas sobre o tema podem ser esclarecidas, evitando equívocos e questionamentos indevidos sobre o aparelho medidor. Além disso, esse conhecimento proporciona um melhor entendimento dos direitos do cidadão em relação ao consumo de água. A água tratada percorre um longo caminho até chegar às torneiras das residências. Esse trajeto inclui processos de captação, tratamento e distribuição, que garantem que a água esteja em condições adequadas para o consumo. No entanto, o desperdício ao longo desse percurso pode trazer consequências ambientais e financeiras.
Conhecer o funcionamento dos hidrômetros, dispositivos responsáveis pela medição do consumo de água, é igualmente importante. Eles registram a quantidade de água utilizada, permitindo um controle preciso do consumo e contribuindo para a detecção de possíveis vazamentos ou desperdícios. Compreender como esses aparelhos operam pode evitar mal-entendidos e reclamações infundadas, além de assegurar que os consumidores estejam cientes de seus direitos e deveres.
O Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle e Redução de Perdas (PTTS CP), oferta à população de Sorocaba a Roda de Conversa intitulada “SAAE: Principais conceitos sobre o sistema de abastecimento de água, desperdícios e controle de vazamentos”, elaborada pelo OMI Consórcio. A Roda de Conversa traz elementos informativos essenciais para uma melhor compreensão sobre o sistema de abastecimento de água, os impactos do desperdício e os métodos de controle de vazamentos. A atividade possibilita o contato direto com profissionais do Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (SAAE), que estão disponíveis para esclarecer dúvidas e fornecer explicações detalhadas sobre os medidores de água. Dessa forma, a Roda de Conversa promove a educação ambiental, incentiva o uso consciente da água e empodera os cidadãos com conhecimentos sobre seus direitos e responsabilidades em relação ao consumo de água.
Em 02 de julho de 2024, foi a vez de promover a Roda de Conversa nas instalações do CRAS Vitória Régia, contando com a presença de aproximadamente 20 cidadãos, beneficiários do Programa Cartão Alimentação. A atividade foi realizada em forma de apresentação em mídias digitais, juntamente a distribuição de materiais informativos com o conteúdo teórico que seria abordado no encontro, buscando apoiar e facilitar a compreensão e acompanhamento do público para cada tema tratado.
Inicialmente, os analistas socioambientais do OMI Consórcio trocaram informações e principais conceitos da operação do sistema de abastecimento de água em Sorocaba, exemplificando quais iniciativas cada cidadão pode fazer em sua residência para averiguar se há vazamentos e aquelas para prevenir desperdício de água. Além de impactar negativamente o meio ambiente, o desperdício de água gera custos na conta de água mensal. Assim, utilizar de maneira equilibrada o recurso hídrico ajudará a reduzir despesas do orçamento.
A atividade também contou com uma demonstração prática onde os participantes puderam verificar modelos de hidrômetro existentes, como o velocímetro, o volumétrico e o ultrassônico, disponibilizados para que pudessem observar e manusear cada equipamento, identificando o modelo que tinham em suas residências e as principais diferenças e benefícios de cada modelo. Para facilitar o entendimento sobre o funcionamento dos hidrômetros, uma base de testes foi apresentada, tratando-se de um equipamento no qual os medidores são acoplados em série, e testados por meio do fluxo de água presente em seu reservatório. Na base de testes, cada hidrômetro demonstrou a sua contabilidade de água, com explicações complementares por parte dos representantes do SAAE.
Após as explicações, o público pode aproveitar o momento para expressar seus conhecimentos e dúvidas.
“Como posso identificar os vazamentos de água, sendo que os encanamentos ficam escondidos no chão?”
(Maria Aparecida da Cruz)
Como retorno, foi indicado pelos representantes da hidrometria do SAAE técnicas caseiras como bater no piso e identificar ruído “oco”, indicando vazamento no local, ou a perfuração para observar lama.
Ao final, para confraternizar entre os presentes, foi servido um lanche, composto por salgados e refrigerantes, gerando contato de maior distração e harmonia entre os participantes.
Alguns comentários dos presentes cabem ser destacados.
“Não é a primeira atividade que participo com vocês, e sempre estou aprendendo algo.”
(Raimunda Souza de Jesus)
“A atividade foi muito boa e importante para todos nós. Levar este conhecimento para a população é fundamental, estamos muito gratos pela parceria.”
(Raquel Rodrigues de Assis Prado, assistente social do CRAS Vitória Régia)
Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.
Comments