top of page

SAAE PROMOVE RODA DE CONVERSA SOBRE SANEAMENTO AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA COM MUNÍCIPES ATENDIDOS PELO CRAS VITÓRIA RÉGIA

Trecho: Atividade abordou os principais impactos do saneamento, além de realizar uma dinâmica interativa com os participantes


Fundamental para garantir a qualidade ambiental do município, a saúde e bem-estar da população, os impactos do saneamento básico são mensurados na qualidade de vida dos mais vulneráveis, como crianças e pessoas maduras, conforme estudos que tratam da Taxa de Mortalidade Infantil bem como da condição de saúde da população madura.  O Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental – Controle e Redução de Perdas (PTTS CP), realizado pelo SAAE Sorocaba atua no município, como uma contrapartida social em razão das obras de saneamento básico, e realiza atividades de educação ambiental em equipamentos públicos e sociais do município. O OMI Consórcio é a empresa especializada em trabalhos socioambientais contratada pelo SAAE para executar as atividades do PTTS.

No dia 07 de maio de 2024, a equipe OMI Consórcio promoveu, em parceria ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vitória Régia, a roda de conversa intitulada “Saneamento básico: A influência na preservação do meio ambiente e na qualidade de vida”. A atividade contou com a participação de mais de 20 pessoas, sendo estas beneficiárias do Programa Cartão Alimentação, e mobilizadas pelo próprio equipamento social a participarem da atividade.

Ao iniciar a atividade, destacou-se a importância de um saneamento básico adequado para a população e os diversos impactos negativos que a falta dessa infraestrutura pode acarretar nas áreas de trabalho, saúde, educação e no dia a dia das pessoas. Foram discutidos exemplos como a incapacidade de trabalhar ou estudar devido a doenças, além dos impactos na procura por emprego e no desenvolvimento das áreas adjacentes, afetando várias dinâmicas socioeconômicas relacionadas à insuficiência de saneamento.

A situação específica de Sorocaba também foi abordada, ressaltando que, embora seja um dos municípios com altos índices de coleta e tratamento de esgoto (99% e 97%, respectivamente), ainda há necessidades de melhorias e expansão dos serviços de saneamento.

Além disso, foram mencionadas várias doenças decorrentes da falta de saneamento básico, seus vetores e como a comunidade pode colaborar para mitigar esses problemas. Um destaque especial foi dado às arboviroses, incluindo a dengue, que é prevalente em alguns municípios do estado de São Paulo, enfatizando a importância da prevenção e da vigilância constante por parte dos moradores.

Devido às condições de iluminação do local, que prejudicou uma apresentação em retroprojetor, a atividade foi realizada por intermédio de um folder explicativo com os seus conteúdos, para que os participantes pudessem acompanhar os assuntos abordados da melhor forma possível.

Ao término da atividade, uma dinâmica foi proposta ao público, consistindo num bingo ambiental. Nesta dinâmica, cada número sorteado (de 1 a 75), representava um tópico relacionado as questões ambientais, questionando-se os presentes sobre seus conhecimentos a respeito. Dessa forma, muitos dos temas apresentados foram novidade ao grupo, mas outros termos monstrando-se já conhecidos, como por exemplo desmatamento, reflorestamento e mudanças climáticas.

Após alguns números sorteados, houve uma vencedora, que recebeu um prêmio simbólico da equipe OMI Consórcio. Cabe ressaltar a entrega de um brinde do PTTS CP a todos os participantes, composto por um bloco de anotações e uma caneta personalizados do projeto, além da entrega de um pirulito a cada cidadão, como forma de agradecimento a sua participação.

Finalmente, houve um momento de descontração para todos, com a oferta de lanches, servindo-se mini salgados e refrigerantes, proporcionando um momento de agradecimentos das partes envolvidas, e conversas informais descontraídas.

Alguns participantes opinaram sobre a atividade, demonstrando grande satisfação em participar.

“Eu gostei muito da atividade, pude aprender muitas coisas, é a minha primeira participação nas atividades de vocês, foi 10!”

(Rubens Cavalcante da Silva)

 

Alguns registros da atividade podem ser vistos a seguir.











Comentarios


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page