top of page

CRAS JOÃO ROMÃO

No dia 14/12/2022, deu-se sequência ao ciclo de Rodas de Conversa, desta vez com o tema “Principais conceitos sobre o sistema de abastecimento de água, desperdícios e controle de vazamentos”, sendo realizado no espaço físico do CRAS João Romão. Tal atividade, que está contemplada no Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental - Controle e Redução de Perdas (PTTS CP), tendo como elaborador e organizador o OMI Consórcio, contou com a participação de 15 pessoas em três momentos distintos e consecutivos, devido à fragmentação dos grupos beneficiários do Cartão Alimentação e à forma de mobilização feita pela coordenação deste CRAs. O perfil das pessoas presentes no evento foi predominantemente adulto e idoso, além de algumas crianças trazidas por eles.

Nos três momentos a rotina foi a mesma: inicialmente, passou-se a lista de presença para coletar os nomes dos participantes juntamente à sua autorização ou não em aparecer nos registros fotográfico do evento. Algumas pessoas optaram por não aparecer, fazendo-se com que os cuidados necessários na hora dos registros fossem tomados.

Após a coleta dos dados, fez-se uma breve apresentação sobre a equipe e introdução ao PTTS CP, para que os participantes compreendessem o motivo pelo qual a equipe estava fazendo tal atividade. Feita a explanação inicial, iniciaram-se os conteúdos da atividade em si, de modo bastante reduzido devido aos pedidos dos grupos. As falas foram acompanhadas de um folheto informativo, uma vez que o ambiente tem limitações para a projeção do material preparado embora isto, por si só não tenha prejudicado o andamento da apresentação.

O foco da atividade foi nos principais conceitos relacionados ao sistema de distribuição de água, além das trocas de hidrômetros, ilustrando a importância da substituição destes aparelhos uma vez que falhas na medição podem ocorrer após o prazo de validade do equipamento.

Abordou-se também os tipos de hidrômetros existentes no município de Sorocaba, suas diferenças básicas e os locais mais comuns de serem encontrados. Durante Roda de Conversa, alguns poucos participantes foram bastante ativos ao sanar dúvidas a respeito dos conteúdos abordados, mencionando quais tipos de hidrômetros existentes em suas casas, além de apresentarem situações específicas de problemas com hidrômetros, tanto no seu funcionamento quanto na cobrança pelo consumo da água.

Finalizando a atividade, cada grupo foi convidado a tomar um lanche antes de seguir com seus compromissos e outras dúvidas pontuais foram tiradas ou anotadas para averiguação posterior junto ao SAAE.

Alguns registros da atividade podem ser vistos a seguir.





ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page