top of page

VAMOS FALAR SOBRE DESPER- DÍCIO DE ÁGUA?

Em 28 de junho foi a vez de promover uma Roda de Conversa sobre como prevenir desperdícios e vazamentos de água nas residências. O encontro contou com a presença de vinte e dois cidadãos residentes nas imediações do CRAS Vila Helena.

Durante o diálogo entre os cidadãos, beneficiários do Programa Cartão Alimentação, os analistas socioambientais trocaram informações e principais conceitos sobre como é a operação do sistema de abastecimento de água em Sorocaba e quais são as ações que cada cidadão pode fazer em sua residência para verificar se há vazamentos e aquelas para prevenir desperdício de água. O desperdício de água gera custos na conta de água mensal e utilizar de maneira equilibrada o recurso hídrico ajudará na diminuição de despesa do orçamento familiar.

Durante a execução da atividade, num primeiro momento, os analistas socioambientais da OMI Consórcio, consultoria contratada pelo SAAE, realizaram uma breve apresentação sobre a equipe, esclareceram que a Roda de Conversa é uma ação prevista no Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental, projeto elaborado em razão das obras de saneamento básico na cidade, além de contextualizar o público presente sobre os objetivos e atividades previstas para todo projeto.

Em seguida, foram distribuídos aos participantes materiais informativos com o conteúdo teórico que seria abordado no encontro; esse material busca sempre apoiar e facilitar a compreensão e acompanhamento do público para cada tema tratado.

Foi realizada uma sensibilização sobre a importância do não desperdício de água, fortalecendo a construção do pensamento crítico e consciente dos participantes, que também aprenderam como identificar, de modo simples, alguns vazamentos residenciais mais corriqueiros. Para essa sensibilização foi estimulado um debate sobre o tema, aberto para a participação conjunta dos participantes, além do acompanhamento pelos folders que foram distribuídos.

A atividade também contou com uma demonstração prática onde os participantes puderam verificar modelos de hidrômetro existentes, como o velocímetro, o volumétrico e o ultrassônico, onde os exemplares foram disponibilizados para que as pessoas pudessem observar e manusear cada equipamento, identificando o modelo que tinham em suas residências e as principais diferenças e benefícios de cada modelo.

Importante destacar que a Roda de Conversa contou também com a participação de dois integrantes do setor de Hidrometria do SAAE Sorocaba, que contribuíram com suas experiências sobre o sistema de abastecimento de água, os hidrômetros e seus funcionamentos.

A grande atração da atividade foi a demonstração do funcionamento dos modelos de hidrômetros instalados pelo SAAE no município, por meio de base de teste, como atividade complementar ao evento, fortalecendo a compreensão do conteúdo. A base teste se trata de um equipamento composto por três modelos de hidrômetros, desde o mais antigo, intermediário e modelo mais moderno. Ao ser ligada à base, os hidrômetros começam a funcionar e assim a comunidade pode ver de perto a funcionalidade de cada equipamento.

Após as explicações, o público pode aproveitar o momento para expressar seus conhecimentos e dúvidas, como:

"No calor gasta mais água? Qual período gasta mais?"

(Angélica Aparecida de Oliveira)

"Como que faz para passar a água para o meu nome?"

(Doralice Solano de Almeida)

"A minha conta veio muito cara, não sei por que aconteceu isso, agora eu já paguei, mas o que pode ter sido?"

(Marlene Aparecida Alves)

"Como faz para conseguir a caixa d'água de graça?"

(Glauco Ribeiro de Sant Wana)

"Como a gente pode fazer para conseguir ter desconto no valor da conta de água?"

(Joana Souza da Fonseca)

Ao final, para confraternizar entre os presentes, foi servido um lanche que promoveu descontração e conversas várias sobre a atividade realizada. Destacamos a frase de Waléria D Agosto a seguir:


“Eu gostei muito da palestra, porque vêm fatos que a gente nunca tinha conhecido, então a gente fica mais esperto, até em economia e coisas domésticas”

(Waléria D Agosto)


Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.









ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page