top of page

Excursão alunos 5º ano - EM Professora Norma Justa Dall'Ara

Dando sequência à Ação 3.1 do Projeto de Trabalho Técnico Sociambiental – Controle de Perdas (PTTS CP), no dia 09/05/23 os alunos do 5ºF da Escola Municipal Professora Norma Justa Dall'Ara participaram da excursão que os levou à Estação de Tratamento de Água ETA Cerrado e à Estação de Tratamento de Esgotos ETE Sorocaba 1.

Ao chegarem na escola, os integrantes do OMI Consórcio esperaram a chegada do lanche encomendado e, logo em seguida, caminharam para a sala de aula, onde se encontraram com a professora responsável pela turma e com a representante da Secretaria da Educação (SEDU)

Assim como os outros dias de atividade com a escola, a SEDU também disponibilizou um lanche adicional para os alunos. Lanches organizados no ônibus, os integrantes do OMI Consórcio retornaram para a sala, e firam que alguns alunos estavam se organizando na colocação do crachá de identificação.

Como a chegada de todos os alunos que participariam da atividade, a equipe OMI Consórcio passou algumas informações sobre a visita e sobre cuidados pessoais, como locomoção segura e atenção aos cadarços sempre amarrados. Estando todos organizados e acomodados dentro do ônibus, o grupo partiu para a ETA Cerrado por volta de 13h30. Ao todo, 25 alunos participaram das visitas, havendo somente uma ausência do grupo previsto.

Durante o percurso para a ETA Cerrado, o lanche fornecido pela SEDU foi entregue aos alunos: pão com manteiga, acompanhado de suco de caixinha e uma maçã. Alguns alunos também levaram seus próprios lanches e comeram dentro do ônibus durante o tempo de deslocamento.

Por volta de 14h00, o grupo chegou à primeira parada da excursão. Uma das alunas havia feito uma maquiagem temática (gotas de água) e, fazendo uma surpresa, as estagiárias da Educação Ambiental da ETA Cerrado fizeram o mesmo. Os alunos animados e curiosos para atividade foram acomodados no auditório da ETA, onde assistiram a uma apresentação sobre a importância da água, sua distribuição no planeta e como ela tem sido desperdiçada em inúmeras atividades humanas. Também foi comentado sobre todo o processo de tratamento de água da estação, desde a chegada da água até a distribuição para a população. Além de tudo isso, foi abordado o histórico das estações de tratamento de Sorocaba.

Na sequência, os alunos foram levados pelos representantes da ETA, para visualizarem uma maquete da estação de tratamento, onde explicações complementares sobre os processos de tratamento foram abordadas. Em seguida, os alunos foram convidados a realizar um passeio pelas instalações da estação, onde puderam observar laboratórios de análises químicas e físicas, além de alguns dos processos iniciais de tratamento.

Assim como foi feito, por vezes, com as outras turmas, uma divisão de grupos para facilitar a dinâmica, promover maior percepção e participação de todos foi feita pela equipe de Educação Ambiental.

Encerrada a primeira etapa da excursão, os alunos se despediram e voltaram para o ônibus, seguindo a caminho da ETE Sorocaba 1. Novamente foram reforçadas orientações de segurança, deixando claro ao grupo as condutas necessárias dentro da Estação de Tratamento de Esgoto.

No deslocamento, e após a higienização das mãos, foi distribuído o segundo lanche da atividade para as crianças (lanche de pão, muçarela e presunto, suco de caixinha e bombom).

Dois kits de lanches foram feitos de forma individual pela equipe OMI Consócio, pois duas alunas presentes possuíam restrição alimentar (uma delas intolerante à clara de ovo e outra pré-diabética). Desta forma o lanche separado era composto por sem clara de ovo, muçarela e presunto, suco de uva sem açúcar e sem conservantes; para a aluna pré-diabética não foi distribuído o bombom, foi explicado para ela sobre a questão da limitação alimentar e ela ressaltou que está adaptada com a situação.

Chegando na ETE Sorocaba 1, os alunos foram recebidos pela equipe de Educação Ambiental da ETE, alguns alunos solicitaram a ida ao banheiro e em seguida se acomodaram no auditório do local. Com todos acomodados, os representantes da Educação Ambiental trabalharam com os alunos conceitos do saneamento ambiental de Sorocaba, sobre como acontece o sistema de tratamento de esgoto do local, complementado por vídeo do processo de tratamento.

Para uma maior visibilidade do processo a equipe de Educação Ambiental passou um vídeo detalhado, visto que há bastantes restrições na visita aos equipamentos da ETE por questões de segurança das crianças. Logo em seguida, os alunos foram convidados a conhecer os equipamentos e instalações de longe, ao longo da área verde bastante organizada, com os adultos em volta para que o controle de todos fosse mantido.

Explicações complementares foram realizadas por uma das representantes da equipe de Educação Ambiental da ETE, com os alunos muito animados em ver de perto alguns dos processos apresentados em auditório. O belo dia de sol ajudou para que todos tivessem uma experiência bastante agradável.

Com o fim da atividade, alguns alunos solicitaram novamente a ida ao banheiro e retornaram ao ônibus, agradecendo à equipe da ETE por todas as explicações realizadas. Aproveitando a oportunidade, a equipe OMI Consórcio, assim como na ETA, agradeceu por todo apoio da equipe de Educação Ambiental da estação.

Durante o retorno para a escola, visto que alguns lanches e alguns bombons haviam sobrado, porém não de forma igualitária, os integrantes da equipe OMI Consórcio resolveram fazer um sorteio entre os alunos, onde cada um podia escolher entre o kit lanche ou o bombom. Todos ficaram animados. Alguns depoimentos dos alunos foram coletados na sequência pela equipe OMI Consórcio, com avaliação positiva da atividade.

Com a chegada do ônibus na escola, os alunos se locomoveram para a sala de aula para aguardar o horário de saída. Com o agradecimento da professora a equipe OMI Consórcio fez os agradecimentos na participação dos alunos e se despediu.

Os registros fotográficos e depoimentos da atividade podem ser vistos a seguir.









Comentarios


ícone  para acessar o whatsapp do projeto.
bottom of page